ON NA VIDA


Quando decidi escrever este texto, estava a caminho de casa e ao meu redor no transporte público observava as pessoas com seus celulares e fones de ouvido. Tento imaginar o que é tão importante para prender a atenção deles por tanto tempo? Fiquei curiosa, confesso!
Eles parecem tão concentrados no que estão fazendo que é impossível não se interessar. Mas ao mesmo tempo, pensei: quantas vezes não fiquei assim também? Quantas conversas perdi? Sorrisos que não percebi? Momentos que não vivi?

Parece que o mundo para quando estamos de cabeça baixa respondendo mensagens ou visualizando as notificações nas redes sociais. Parece... Só parece. Tente se lembrar dos momentos que esteve em uma roda de amigos e todos em silêncio porque estavam no mundo virtual, ou quando sua preocupação era tirar uma foto para postar e se esqueceu de apenas apreciar a paisagem. Entenda não sou a favor de você não usar essas ferramentas que são úteis no dia a dia, mas minha intenção é fazer você refletir que viver vai além disso e que talvez estamos perdendo a melhor parte.

Acho engraçado como sabemos tantas coisas na teoria e quando chega a hora de praticar nos esquecemos. Achamos lindas frases como de Anne Frank que diz "Os mortos recebem mais flores do que os vivos porque o remorso é mais forte que a gratidão." Mas será que investimos tempo enquanto a pessoa que amamos está por perto? Será que oferecemos o nosso melhor a elas?

Ou quando sabemos a importância da empatia, mas preferimos quando alguém aplica esse conceito a nós, enquanto nós não nos preocupamos com a dor ou necessidade do outro.

Que nossa vida não seja apenas de discursos bonitos ou fotos que "revelam" o quanto estamos felizes, mas que seja de ações.

Quero compartilhar umas coisinhas que tento colocar em prática:


  • Sempre que puder, troque "Estou com saudades" com "Vamos nos encontrar no sábado às 16 horas? (Pode ser outro dia e horário, tá bom?rs)"
  • Tire fotos, afinal você precisa guardar algumas lembranças, mas também, respire fundo e curta o momento, nunca sabemos quando acontecerá de novo. Lembre-se coisas incríveis são difíceis de esquecer.
  • Fique atento aos sorrisos. Eles são renovadores e tem muitas pessoas espalhando eles por aí.
  • Olhe para as necessidades do outro. Tenha empatia! Alguém perto de você pode estar precisando de algo é só percebemos isso quando estamos atentos.


Eu tento viver isso e está fazendo a diferença. Tenho amigos que posso contar, encontros maravilhosos, conselhos que nunca imaginei que  precisava ouvir, alegria em ajudar, enfim a lista dos benefícios são incríveis.

Coloque sua vida no modo on, para isso seu celular terá que ficar off por algum tempo, mas acredite, vai valer a pena.

Comentários