RESPONSABILIDADE


O relógio marcava 5:15 da manhã e algo estava diferente dos demais dias. Nesse horário a televisão já estava ligada e eu já havia retribuído o "bom dia" ao meu pai. O silêncio me fez perceber que meu pai perdeu a hora, então eu teria que me apressar, já que, poderia perder o ônibus.

Enquanto praticamente corria até o ponto de ônibus com uma respiração ofegante (nessas horas ser sedentária não é nada bom rs) eu lembrei de uma situação parecida que vivenciara com a minha mãe. Eu dormi demais, pois pensei que era final de semana e acordei no horário que deveria estar chegando no trabalho. Quando acordei perguntei porque minha mãe não me acordou e ela me respondeu do jeitinho dela: "Quem precisa acordar no horário é você"! Pode parecer um pouco difícil escutar isso, mas ela estava me ensinando sobre responsabilidade.

Hoje eu poderia enrolar para sair e colocar a culpa no meu pai caso chegasse atrasada, mas a responsabilidade de chegar a tempo no trabalho é somente minha.

Quantas vezes terceirizamos ou inventamos desculpas para o que devemos fazer? Comecei refletir sobre essas coisas enquanto ainda estava a caminho do trabalho (sim, a primeira vitória do dia foi pegar o ônibus.. uhuuu). Sabemos o que precisamos fazer, mas mesmo assim, às vezes procrastinamos e então inventamos desculpas para aquilo que é somente a nossa responsabilidade.


Lição do dia: Faça o que deve ser feito e não o que é mais confortável! 


Esse texto poderia ser sobre gratidão também porque sou grata pela minha mãe estar presente em cada conselho e lembrança que carrego comigo dela, embora a saudade aumenta a cada dia. Sou grata por extrair aprendizado mesmo com sono e conseguir ser perseverante quando queria fugir às vezes. 

Não se engane, eu me atraso também, mas como avisei antes esse dia está diferente dos demais.

Comentários